Importância da recreação infantil na escola fazendo uso do playground

Postado em 20/08/2018

Importância da recreação infantil na escola fazendo uso do playground

Qualquer criança precisa ter a recreação como parte integrante de sua educação. A recreação é ainda mais necessária na fase que compreende o jardim de infância até a chegada aos primeiros anos que compõe o ensino fundamental, pois é nesse período que elas estão desenvolvendo tanto sua parte intelectual como física.

No entanto, não basta ser qualquer atividade, elas devem ser assertivas e orientadas, pois servirão para aumentar a parte física e, ainda, trazer ganho na saúde física dos alunos. Sem falar que essa ação serve para fazer com que as crianças desenvolvam responsabilidade e tenha prazer em brincar.

Para que fique claro os benefícios do playground na recreação infantil oferecida aos alunos nas escolas, abaixo listaremos alguns pontos importantes.

Benefícios trazidos pelo playground na recreação infantil oferecida nas escolas

Os pequeninos que já estão na escola precisam participar de diferentes atividades, pois elas serão importantes tanto na inclusão quanto socialização deles. Ao apostar em um playground, isso é favorecido, pois as crianças terão melhora tanto no aspecto social quanto físico.

No parquinho, os meninos e as meninas melhoram sua força muscular, pois precisam subir, descer, escorregar, balançar e com isso, ganham resistência muscular, o corpo melhora sua composição e a resistência cardiovascular também é trabalhada.

Por meio das atividades físicas praticas no playground, os alunos desenvolverão suas habilidades motoras e como consequência, terão maior segurança na hora de participar das atividades físicas e eles mesmos perceberão que são bem-sucedidos e tem maior satisfação quando brincam.

A recreação temática também é muito vantajosa para as crianças, porque propicia retirá-los da sala de aula para que eles coloquem em prática no parquinho aquilo que aprenderam na sala de aula.

Cultura de exercícios físicos é desenvolvida ainda na infância

Sem falar que o ato de levá-los ao parquinho desenvolve neles uma cultura de exercícios físicos e assim, elas terão mais bem-estar e a saúde ficará cada vez mais forte.

O desenvolvimento moral na educação infantil também é desenvolvido no playground. Não acredita? Vamos te explicar! Durante as brincadeiras no parquinho, os alunos poderão desenvolver seu espírito de liderança, aprenderão a cooperar com os demais, precisarão aceitar as responsabilidades pelo seu comportamento e, ainda, serão críticos.

Levar as crianças ao parquinho também ajuda a liberar a ansiedade e a tensão, pois a maioria delas vivem presas em casa, pois os pais (com toda razão!) tem medo de deixar que seus filhos brinquem na rua, por isso o playground na escola é fundamental para propiciar a liberação desses sentimentos.

Sem falar que no parquinho, os alunos podem desenvolver relações de parceria e podem colocar em prática suas habilidades e isso faz com que eles permaneçam com a autoestima alta e isso fará com que em um futuro bem próximo, essas crianças tenham maior confiança, independência e saibam respeitar os limites.

No entanto, os benefícios não param por aí, pois o parquinho é o local ideal para que elas lutem por metas que podem ser simples para os adultos, mas que para elas são de extrema importância.